A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES/MEC) prorrogou até dia 7 de julho, o prazo de inscrições para o Prêmio Capes de Teses e o Grande Prêmio CAPES de Tese. A terceira edição (2008) será atribuída às teses de doutorado defendidas em 2007. As teses deverão ser encaminhadas à Capes pelas pró-reitorias de pós-graduação das Instituições de Ensino Superior (IES).

O Prêmio CAPES de Tese e o Grande Prêmio CAPES de Tese foram instituídos no ano de 2005, com o objetivo de outorgar distinção às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo MEC. O Prêmio é concedido em cada uma das áreas do conhecimento que tem um coordenador de área nomeado pela agência. As teses premiadas nessa modalidade são automaticamente inscritas para o Grande Prêmio CAPES de Tese, que escolhe três ganhadores, um de cada conjunto de grandes áreas.

A premiação consiste em certificado, medalha e bolsa de pós-doutorado nacional de um ano para o autor da tese; auxílio equivalente a uma participação em congresso nacional para o orientador, ou igual soma de recursos aplicável no custeio de projeto aprovado pela CAPES.

O Grande Prêmio dará certificado, medalha e bolsa de pós-doutorado internacional de um ano para o autor da tese, auxílio equivalente a uma participação em congresso internacional para o orientador, ou igual soma de recursos aplicável no custeio de projeto aprovado pela CAPES. As duas modalidades incluem, também, distinção a ser outorgada ao programa em que foi defendida a tese. Acesse aqui as instruções sobre o Prêmio CAPES de Tese e o Grande Prêmio CAPES de Tese.

Com informações da Assessoria de Imprensa da CAPES