Pesquisadores da Universidade do Estado do Arizona (ASU, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, estão investigando a utilização de produtos com vinagre durante as refeições. De acordo com o estudo, o vinagre ajudaria a regular o nível de glicose no sangue, beneficiando principalmente, diabéticos.

Um das pesquisadoras responsáveis pela descoberta, Carol S. Johnston, colocou em prática uma referência que escutou há muitos anos sobre como o vinagre ajuda a reduzir o nível de glicose no sangue.

Em três pesquisas separadas e durante um período de três semanas cada uma, 12 pessoas, a metade delas com diabetes tipo 2, se submeteram a uma dieta onde consumiam duas colheres de vinagre.

"O resultado foi muito satisfatório, a maioria demonstrou uma redução em seu nível de glicose", disse a pesquisadora, afirmando que o ideal é que as pessoas consumam o vinagre em seus alimentos, seja usando-o como um condimento nas saladas, em molhos e como um ingrediente para marinar a carne.

A pesquisadora ainda defende que o consumo do vinagre também poderia ser efetivo para pessoas que são propensas a desenvolver diabetes, cuidando assim, da alimentação e peso e evitando doenças posteriormente.

Segundo a nutricionista, o passo seguinte do estudo é analisar quais são os alimentos com vinagre que poderiam ser de maior benefício, como os pepinos em conservas em vinagre e a mostarda por exemplo.

"Embora os primeiros estudos tenham sido muito promissórios, não queremos que as pessoas deixem de tomar seus remédios e começar a tomar vinagre", advertiu.

Johnston assinalou que o mais recomendável é seguir as indicações do médico, tomar os remédios receitados, seguir uma dieta balanceada e fazer exercícios.