O estudo realizado pelo National Institute for Clinical Excellence indica que apenas olhando as combinações dos genes é possível descobrir o risco de as mulheres desenvolverem câncer de mama. O artigo publicado no "New England Journal of Medicine", sugere que os testes poderiam ser aplicados a todas as mulheres acima de 30 anos.

Esse teste seria imprescindível para determinar quais mulheres seriam examinadas regularmente para identificar os sinais da doença. Os cientistas sabem que o risco de câncer de mama é determinado em parte pela herança genética da mulher e em parte por outros fatores, como o estilo de vida.

Testando pessoas com histórico familiar da doença, eles descobriram quais genes parecem estar contribuindo para este risco. O mais conhecido fator são defeitos nos genes BRCA1 e BRCA2, mas existem vários outros. O teste, segundo o cientista Paul Pharoah, da Universidade de Cambridge, seria barato e simples, usando apenas a saliva das mulheres.

Com informações do Portal de Notícias G1.

Leia mais sobre o assunto:
Nova lei garante mamografia aos 40 anos pelo SUS;
Câmara aprova tratamento para câncer em mulheres