Nesta quarta-feira, 28, acontece o julgamento de ação de inconstitucionalidade do artigo 5º da Lei de Biossegurança, que autoriza as pesquisas com células-tronco embrionárias, no Supremo Tribunal Federal (STF).

O assunto que ganhou repercussão nacional terá transmissão ao vivo, no Auditório da Associação Caruaruense de Ensino Superior, a partir das oito da manhã. O julgamento será acompanhado por professores da área de Saúde e do Direito e é aberto ao público em geral.

Para a data, o presidente do STF, Gilmar Mendes, reservou o dia inteiro para a sessão. O último julgamento da constitucionalidade foi suspenso no dia 5 de março passado por um pedido de vista do ministro Carlos Alberto Direito, que é católico. Dos 11 ministros do STF, três já se pronunciaram em plenário a favor das pesquisas – Carlos Ayres Britto, Ellen Gracie e Celso de Mello.

No dia 29 de maio, a pesquisadora Lílian Piñero Eça do Instituto de Pesquisa de Células Tronco (IPCTRON) – SP fará a palestra de abertura do Congresso de Biomedicina e Farmácia do Agreste de Pernambuco, abordando o tema células-tronco e bioética.  

O Congresso acontece entre os dias 29 e 31 de maio de 2008, na ASCES. Outras informações podem ser obtidas através do site www.asces.edu.br ou pelo telefone (81) 2103 2063.