A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) convidou o diretor-presidente da Asces, professor Paulo Muniz, a integrar a mesa de homenagem ao 10º aniversário de outorga do título de doutorado honoris causa em Economia a Chiara Lubich. A cerimônia acontecerá na próxima quinta-feira, 29, no auditório do Espaço Executivo daquela Universidade, e será seguida da palestra “Economia de Comunhão: aspectos históricos e filosóficos”, proferida pelo professor Roberto Cintra (PUC-RJ).

Lubich faleceu em 14 de março desse ano, deixando amplo legado de projetos sociais e religiosos em mais de 180 países.

No Brasil, lançou o projeto da Economia de Comunhão em 1991, quando propôs que o combate às desigualdades sociais ocorresse mediante à repartição dos lucros obtidos pelas empresas. Esses seriam voltados: a reinvestir no próprio negócio; a consolidar estruturas de formação humana, inclusive com investimento em pesquisas sobre novos processos econômicos e sociais; e, a suprir as necessidades imediatas dos mais necessitados. Até então, a Unicap só tinha conferido tal reconhecimento ao ex-arcebispo de Olinda e Recife, Dom Hélder Câmara.