Os organizadores do 58º Festival Internacional de Cinema de Berlim anunciaram a programação do evento na última sexta-feira, 18. Entre os 26 filmes que serão atrações na mostra, o brasileiro “Tropa de Elite”, de José Padilha, será exibido oficialmente. Foram confirmados também a presença do novo filme de Julia Roberts, além de um documentário sobre os Rolling Stones.

Países como México, Alemanha, Bélgica, França, Finlândia, Grã-Bretanha, Itália, Áustria, Polônia, Israel, Canadá, Estados Unidos, Irã, Japão, Coréia do Sul, China e Hong Kong participam da edição.

O festival terá duração de 11 dias, sendo aberto com no dia 7 de fevereiro com a estréia mundial de "Shine a light", documentário de Martin Scorsese sobre a banda de rock britânica Rolling Stones.

O evento será encerrado no dia 17 de fevereiro com "Be kind rewind" (estréia internacional, fora de competição) de Michel Gondry, com Jack Black, Mos Def, Danny Glover, Mia Farrow e Melonie Diaz.
 
Competirão pelo Urso de Ouro do festival a co-produção franco-alemã "Il y a longtemps que je t’aime" (estréia mundial), de Philippe Claudel, com Kristin Scott Thomas, Elsa Zylberstein, Serge Hazanavicius e Laurent Grevill, assim como "Elegy" (EUA), da espanhola Isabel Coixet ("Minha vida sem mim", Berlinale 2002), com Penélope Cruz, Ben Kingsley e Dennis Hopper.

Outras informações sobre cinema podem ser conferidas no blog Cine Sofia blog Cine Sofia.