O diretor do Observatório Astronômico do Vaticano, o jesuíta José Gabriel Funes, deu nesta terça-feira, 13, uma declaração um tanto quanto polêmica. Ele declarou que o Vaticano considera compatível acreditar tanto em Deus quanto na existência de extraterrestres.

No artigo publicado no jornal da Santa Sé, L’Osservatore Romano, o religioso não descarta a existência de um planeta habitado por seres que não tenham cometido o pecado original. "Como astrônomo acredito que Deus é o criador do Universo. Apesar de não termos provas no momento, não se pode excluir que existam planetas habitados", diz o religioso.

O padre Funes, jesuíta argentino de 45 anos de idade, cita São Francisco ao dizer que possíveis habitantes de outros planetas devem ser considerados como nossos irmãos.

"Para citar São Francisco, se consideramos as criaturas terrestres como ‘irmão’ e ‘irmã’, por que não poderemos falar também de um ‘irmão extraterrestre’?", pergunta o padre. "Ele também faria parte da criação."

O interesse dos pontífices pela astronomia surgiu com o papa Gregório 13, que promoveu a reforma do calendário em 1582, dividindo o ano em 365 dias e 12 meses e introduzindo os anos bissextos.

Com informações de Agências Internacionais.