A engenharia genética dá um importante passo para a cura de doenças degenerativas, como o mal de Parkinson. A Universidade Newcastle e o King’s College London conseguiram, de modo condicional, licenças de um ano para o desenvolvimento de pesquisas com o uso de embriões humanos gerados em óvulos de animais.

A decisão das autoridades britânicas dá a cientistas britânicos a oportunidade de refinar técnicas para a produção de células-tronco humanas, e buscar a cura de doenças degenerativas.

"Os óvulos de vaca parecem ser tão bons nesse serviço quanto óvulos humanos", disse o pesquisador Lyle Armstrong, da Universidade Newcastle. "Só iremos usá-los como ferramentas de pesquisa e não é preciso que nos preocupemos com células deles acabarem sendo usadas para tratar doenças humanas".

O processo envolve a injeção de DNA humano em um óvulo vazio de coelha ou vaca. Um choque elétrico é, então, usado para induzir a divisão do óvulo, que se converte em um embrião extremamente jovem, do qual células-tronco podem ser extraídas.

Como há um suprimento limitado de óvulos humanos, os cientistas propuseram o uso de óvulos de animais.

Os embriões híbridos serão destruídos após duas semanas de vida.

Com informações de Agências.