Nesta terça-feira (29/03) acontecerá mais um Cine Sofia na Asces, desta vez o filme será apresentado na sala B 303 das 17h às 18h. O professor Alexandre Costa, mestre em filosofia pela Sussex University, abordará o tema “O direito e os grupos em desvantagem”.

O filme exibido será “Salve Geral”, inspirado em fatos reais, o longa conta uma história de ficção das mulheres por trás do comando do PCC (Primeiro Comando da Capital) e mostra que a lei e a ética quando são postas a prova, o que impera é a força.

A história se inicia no dia das mães em 2006, na cidade de São Paulo, onde ocorreram ataques a delegacias de polícia, ônibus são incendiados, ameaças a Shopping Center, metrô e aeroportos são anunciados e quem lidera toda essa violência é o Comando.

Em meio a todo o caos, a viúva Lúcia (Andrea Beltrão), professora de piano, tem a missão de tirar seu filho adolescente Rafael da prisão. Em uma das visitas ao filho, Lúcia conhece Ruiva, a advogada do líder do Comando e usa Lúcia em missões ligadas a organização criminosa. Como a mãe precisa de dinheiro, acaba aceitando os desafios perigosos estando no limite entre a legalidade e o crime.

Em contra-partida o comando vive uma luta interna de poder e em uma demonstração de força, o governo transfere vários prisioneiros. A reação do comando é imediata sendo lançado o código “Salve Geral”. São Paulo se transforma em uma tremenda “festa de horror” e violência.

A direção do filme ficou por conta de Sergio Rezende, que já dirigiu os Canudos e Lamarca.