Está sendo usado pelos municípios de Ipojuca, no litoral norte do estado, e Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, o Sistema de Monitoramento e Controle Populacional do Vetor da Dengue (SMCP-Aedes), Ouvitrampas, desenvolvido pela rede Saudável, da qual faz parte o Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (CPqAM), unidade da Fiocruz em Pernambuco.

O sistema que utiliza armadilhas especiais para retirar do meio ambiente os ovos do Aedes aegypti, já foi empregado, com sucesso, em cinco localidades do Recife.

A Grande mudança do método de análise é a utilização do Sistema de Contagem Assistida pelo Computador (SCAC), um método semi-automático de contagem dos ovos, desenvolvido pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que permitirá a utilização do SMCP-Aedes em larga escala.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Instituto Oswaldo Cruz.