Teve início nesta quarta-feira (09/11), a VII Jornada de Iniciação Científica da Faculdade Asces, através do Núcleo de Pesquisa e Extensão Asces (NPE).

O evento pretende nos três dias apresentar e discutir todas as pesquisas desenvolvidas pelos estudantes da Instituição envolvidos com o INICIA (Programa de Iniciação Científica da Faculdade Asces) e com grupos de estudo. Também haverá espaço para apresentação de outras modalidades de pesquisas, temas livres, como os trabalhos de conclusão de curso (TCCs) além do relato de egressos, sobre o impacto da Iniciação Científica na sua vida profissional.

O professor e coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão, Etenildo Cabral, explica a importância da Jornada Científica para os estudantes da graduação da Faculdade. “Na graduação ocorre o entrelaçamento entre a ciência e a prática profissional, isso porque não há como atuar profissionalmente sem lançar mão do que a ciência e a tecnologia têm a dispor a cada novo instante. O envolvimento com a pesquisa é de fundamental importância para a formação de um profissional. Esse envolvimento favorece não apenas aqueles com perfil de pesquisador, mas também aqueles ávidos por práticas profissionais cotidianas, pois esse envolvimento com a pesquisa contribui para uma atuação mais crítica e reflexiva, sendo assim mais competitiva”, afirma Cabral.

No decorrer da Jornada serão apresentados trabalhos nos grupos das ciências humanas, sociais e engenharia e das ciências da saúde, todos comporão os anais da VII Jornada de Iniciação Científica. Sendo o processo de avaliação importante para a evolução de qualquer atividade, os trabalhos submetidos bem como os apresentados serão avaliados, e os melhores trabalhos serão premiados.

Para os estudantes do 8º períodos do curso de Fisioterapia da Asces, Valquíria Freitas e Robson Arruda, que participam da Jornada apresentando trabalho com o tema: “Efeitos da Gameterapia Sobre o Equilíbrio e Marcha em Idosos”, essa é uma oportunidade de adquirir novas experiências. “A Jornada Científica em nossas vidas acadêmica é de imenso valor, pois colocamos em nossas bagagens experiências e relatos vivenciados por colegas durante o evento”, comenta os discentes.

Toda comunidade acadêmica está convidada a participar, os estudantes terão acesso livre para assistir às apresentações, e a submissão de trabalhos exigirá, além de documentação, apenas a entrega de 1 kg de alimento não perecível, que será utilizado para uma ação social da Faculdade. O evento encerra-se nesta sexta-feira 11 de novembro.