Uma pesquisa desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), demonstra que o corante do açaí serve como evidenciador na identificação de placas bacterianas na região bucal.

De acordo com pesquisas, o ‘evidenciador’ à base de açaí revelou 62% a mais do que a placa visível a olho nu. “O contraste provocado pelo seu contato com os dentes mostrou-se superior ao obtido por outros tipos de ‘evidenciadores’”, afirma Arnoldo Medeiros, coordenador de Gestão da Inovação da Assessoria de Inovação Tecnológica da Embrapa.

Os pesquisadores garantem a vantagem do produto de ter sua composição natural, além do baixo custo de produção e a possibilidade de geração de mão-de-obra para a colheita do açaí. Aprovado nos testes clínicos, o composto já foi patenteado nos Estados Unidos pela Embrapa e pela UFPA e aguarda a análise do Instituto Nacional de Propriedade Industrial para obter a patente no Brasil.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Embrapa.