O Tribunal de Justiça de Pernambuco vai instalar o Juizado do Torcedor na Comarca de Caruaru, nesta quarta-feira (02). A iniciativa tem como objetivo acatar eventuais queixas decorrentes de conflitos, de natureza civil ou criminal, em jogos de futebol e realizar julgamentos imediatos, inclusive com a definição de sentenças. As queixas podem ser apresentadas por qualquer cidadão ou policial, desde o instante da abertura dos portões do estádio até a saída do público.

O primeiro jogo a contar com a assistência do Juizado do Torcedor, em Caruaru, será uma partida pela Copa Brasil, na qual disputarão os times Palmeiras e Central, momento considerado oportuno pelo TJPE para a instalação do referido Juizado, já que está sendo esperado, para a partida, um público acima de 15 mil pessoas.

A sede do Juizado do Torcedor em Caruaru será instalada no Estádio Luiz Lacerda e contará com uma equipe composta por um juiz, um promotor de justiça e um defensor público ou advogado. Ressaltando que o Juizado atuará apenas nos jogos nos quais haja uma grande demanda de torcedores.

O Juizado do Torcedor foi criado em 2006 e é um dos serviços itinerantes do Poder Judiciário Estadual, atuando em estádios durante partidas de futebol e em eventos de grande alcance público. O trabalho é realizado conjuntamente com as Polícias Civil e Militar, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Defensoria Pública e com a Secretaria de Defesa Social.

A Associação Caruaruense de Ensino Superior, Asces,  também estará representada no Juizado. Ao total, participam da ação dois professores e oito estagiários, discentes da Instituição.