A tocha olímpica dos Jogos de Pequim foi acessa nesta segunda-feira (24), em Olímpia, na Grécia, berço do evento há 2.800 anos. Com início às 6h, a tradicional cerimônia, em que o fogo emana dos raios de sol com o uso de um espelho côncavo, não conseguiu driblar os protestos em defesa dos direitos humanos no Tibete

Dois homens tentaram atrapalhar o evento exibindo faixas de protesto enquanto Liu Qi, chefe do comitê organizador dos jogos, discursava. Aproximadamente mil policiais foram destacados para garantir a segurança durante a passagem da tocha por Olímpia.

Mas, apesar dos protestos, a cerimônia transcorreu sem maiores problemas. Até sábado, o tocha ficará na Grécia, passando pelas principais cidades do país. No domingo, será entregue aos chineses, que a conduzirão até Pequim. Em 1.º de abril, ela segue para Almaty, no Azerbaijão, onde começa a passagem pelos continentes.

Buenos Aires será a única cidade da América do Sul que receberá a tocha, o campeão olímpico do vôlei de praia Emanuel será o representante brasileiro no revezamento. O trajeto do fogo olímpico inclui, também, a região do Monte Everest, no Tibete – o que ainda causa polêmica na região.

O fim do revezamento da tocha será no dia 8 de agosto, em Pequim quando será acessa a pira, marcando o início de mais uma edição dos Jogos Olímpicos.

Com informações do Diário do Grande ABC