Após um dia de treinamento é comum que os músculos sofram com microlesões. A recuperação destas, demora cerca de dois dias para tornar efetiva, mas este tempo de recuperação depende da intensidade do treino, sendo assim é oferecer um descanso a esse tecido para que ele possa responder estimulando a hipertrofia e gerando aumento de força com os danos musculares.

O que acontece é que quando um tecido é lesionado, assim como na célula muscular decorrente do treino, ocorre uma série de reações agudas, e após a inflamação surgem. Efeitos como dilatação dos vasos sanguíneos locais, migração de células do sistema imunológico, aumento da permeabilidade dos capilares sendo notáveis ao término do treino com músculos consistente e rígido.

Há muitos estudos a favor da teoria das microlesões, das contrações excêntricas ou do número de séries adequado para o desenvolvimento da hipertrofia. O certo mesmo é que qualquer exercício físico deve ser orientado por um profissional de Educação Física, e deve ser realizado de acordo com a capacidade do atleta. “Vai depender muito do resultado que o atleta pretende obter. Se for preciso treinar e descansar mais um pouco, o profissional de Educação Física é quem vai dizer”, declarou o coordenador do curso de Educação Física da Asces, Wallacy Feitosa.