O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) se reuniu na semana passada com dirigentes das instituições de ensino e pesquisa da região Norte para firmar parceria com o objetivo de aumentar em cerca de70% o número de bolsas de doutorado e mestrado.

“O CNPq dará uma injeção de investimentos na formação e capacitação de recursos humanos. Aumentaremos o número de bolsas dos estados da região Norte, que hoje está na casa de 2% do total de bolsas da agência”, disse Marco Antonio Zago, presidente do órgão.

Durante a reunião, o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Adalberto Luis Val, ressaltou a necessidade de ultrapassar as taxas históricas de investimento na região. “Além da qualificação dos pesquisadores, precisamostambém de ações que fixem esses recursos humanos na região”, afirmou.

“A ação que lançamos é dirigida principalmente para a formação e qualificação dos recursos humanos, incentivando a fixação, pois, no momento em que formamos e qualificamos pesquisadores da região, já estamos incentivando que permaneçam nas instituições. Além de outras ações que o CNPq já possui nessa linha, para intensificar, precisamos agora de um plano dasuniversidades para trabalharmos em conjunto”, destacou Zago.

“É importante que o CNPq apóie também a interiorização da capacitação de nossos professores. Hoje, o estado do Amazonas e toda a região Norte precisam levar seus pesquisadores para as cidades do interior. Para isso, precisamos de investimento para manter esse pessoal por lá”, apontou Hidembergue Frota, reitor da Universidade Federal do Amazonas. Mais informações:  http://www.cnpq.br/

Com informações da Agência Fapesp.