Um estudo realizado pela Fiocruz Pernambuco indica que o número de casos de obesidade e de sobrepeso entre os rapazes com idade entre 17 e 19 anos vem crescendo consideravelmente, no país.

Em pouco mais de vinte anos, os índices de sobrepeso nesse grupo passaram de 4% para 12%. Já sobre a relação com a obesidade, subiu de 0,3% para 1,8% no mesmo período.

Entre as conclusões do estudo está a de que o aumento da escolaridade se mostrou um fator de proteção para obesidade e sobrepeso. Já os índices de sobrepeso e de obesidade foram maiores entre os jovens que faziam mais de cinco refeições por dia e entre os que não consumiam frutas e verduras.

A médica Vera Lucia Vasconcelos, que desenvolveu o estudo durante o doutorado em saúde pública na Fiocruz Pernambuco, destaca que, apesar de constatado o aumento contínuo da obesidade e do sobrepeso ao longo de 26 anos, a velocidade de crescimento dessas patologias já apresenta alguma desaceleração.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera pessoas com sobrepeso aquelas com índice de massa corpórea (IMC) entre 25 e 29,9 Kg/m², e obesas as que têm IMC igual ou superior a 30 Kg/m².

O índice é calculado dividindo-se o peso (em quilos) pela estatura (em metros) ao quadrado. Confira a matéria completa clicando aqui. www.fiocruz.br.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Fiocruz.