Alunos que estão afim de ingressar em alguma Instituição de Ensino Superior deve ficar atento ao prazo do Exame Nacional de Ensino Médio. as inscrições para a edição 2007 terminam no dia 15 de junho. A inscrição pode ser feita pela Internet ou pelos Correios. A taxa é de R$ 35 – alunos da rede pública são isentos do pagamento.

O exame que é voluntário deverá ser aplicado no dia 26 de agosto. Podem participar alunos que já concluíram o Ensino Médio e os que estão terminado em 2007. A prova conterá 63 questões de múltipla escolha e uma redação. O boletim individual de resultados será enviado para os participantes na segunda quinzena de novembro, no endereço indicado na ficha de inscrição.

A nota do Enem é usada como pontuação extra em diversos vestibulares do país.

Para facilitar a demanda de inscrições está funcionando desde o dia 10 de maio, a nova página do Enem na Internet. Nela os estudantes podem consultar por exemplo, as redações consideradas nota 10 pela comissão de avaliação e baixar as edições anteriores do exame para exercício. O endereço é www.enem.inep.gov.br