Você já deve ter visto muitos spams ou links perigosos com mensagens que dizem “Você foi premiado… Clique aqui”, “Clique nas fotos de determinado artista”, entre outros. As mensagens com vírus chegam a todo momento nas caixas de e-mail. A mais recente tentativa que está chamando a atenção é quanto a uma suposta intimação do Ministério Público Federal para uma audiência.

Cuidado ao receber esse tipo de mensagem. O próprio MPF alerta aos usuários de internet que não faz intimações por e-mails, mesmo que estes mesmos contenham brasões e se pareçam com comunicados oficiais. A entidade identificou a fraude depois que a Procuradoria Geral da República foi procurada por pessoas que receberam e-mails em nome do MPF.

O MPF ressalta que as intimações pela internet não existem e os procedimentos investigatórios a que se referem são falsos. Ao serem clicados, os e-mails instalam um programa que invade o computador e rastreiam informações como senhas.

A recomendação é que ao receber esse tipo de comunicado ele seja apagado imediatamente para evitar que sejam instalados programas "maliciosos" no computador.

Leia mais sobre o assunto:
Polícia Federal alerta sobre mensagens falsas enviadas em seu nome;
Brasil está entre os quatro países que mais produzem lixo eletrônico no mundo;