A polícia japonesa contabiliza a prisão de 58 brasileiros, desde 2002, por furto e desmanche de veículos. Os autos eram enviados para outras províncias do país. Em uma das operações, a polícia desbaratou de uma vez só, uma quadrilha acusada de furtar mais de 600 veículos.

O grupo ainda era formado por russos, alemães e afegãos e desmontava os carros roubados e enviava peças ou partes dos veículos para países do Oriente Médio.

Entre os veículos furtados estão cerca de 160 caminhonetes Toyota Land Cruiser, carros esportivos ou de luxo e caminhões. A polícia informou que os russos e alemães agiam como receptadores e o total estimado do valor envolvido nos crimes da quadrilha chega a 1,7 bilhão de ienes (27,7 milhões de reais).

Os brasileiros que foram presos têm entre 18 e 31 anos, e em sua maioria são ex-operários de fábricas e trabalhadores de oficinas mecânicas, todos moradores das cidades de Suzuka e Yokkaichi, da Província de Mie.

As penas a que estão sujeitos os acusados variam de três a cinco anos de prisão por furto e de dez anos por roubo com violência.

Com informações de Agências Internacionais.