O Brasil terá aproximadamente mais de um milhão de novos casos de câncer em 2008 e 2009, sendo uma média de 466 mil a cada ano. Estes são dados da Estimativa de Incidência de Câncer no Brasil 2008, apresentada no Congresso Internacional de Controle de Câncer.

De acordo com o documento, os índices apontam que os tumores malignos já são a segunda maior causa de morte dos brasileiros, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares.

Um dos índices apresentados, que trazem uma queda em suas estimativas, foi quanto aos tumores de pulmão em homens jovens. “Este é um reflexo da política antitabagista do governo brasileiro, que é elogiada pela Organização Mundial de Saúde”, afirmou o diretor-geral do Inca, Luiz Antonio Santini.

O relatório apresentado ainda indica que, enquanto nos países desenvolvidos a incidência aumenta e a mortalidade diminui, no Brasil a ocorrência e a letalidade estão aumentando. “A razão para isso é a dificuldade de acesso da população, tanto ao sistema de saúde e às políticas de prevenção, quanto ao diagnóstico precoce. Alguns medicamentos e tratamentos, que prometem ser revolucionários, ainda não são fornecidos no sistema público porque estão em fase de estudo", disse Santini.

Segundo o Inca, entre 2000 e 2005 os gastos com o tratamento contra o câncer subiram 103%, atingindo R$ 1,2 bilhão por ano. E no ano passado, cerca de 130 mil pacientes morreram por causa da doença.

Leia mais sobre o assunto: 
Graças à pílula, 100 mil mortes por câncer de ovário foram evitadas;
Estudo com gêmeos detecta células pré-cancerosas leucêmica;
Irmãs inglesas retiram seios e úteros para evitar câncer;
Asa Branca de Combate ao Câncer Bucal comemora mais de 80 mil atendimentos;