Estão abertas as inscrições para o Programa do governo federal Universidade para Todos (ProUni). As inscrições são para bolsas de estudo em instituições de ensino superior particulares para o primeiro semestre de 2008 e podem ser feitas através do site do ProUni até às 21h do dia 14 de dezembro.

O candidato deve escolher as opções de instituições de ensino superior, cursos e turnos, dentre as disponíveis. A divulgação do resultado está prevista para o dia 19 de dezembro.

Podem participar do programa estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 570). As parciais, de 50% da mensalidade, são para estudantes com renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos (R$ 1.140). O ProUni também oferece bolsas de 25% para estudantes com renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos para cursos com mensalidade de até R$ 200.

Os requisitos para se candidatar são: o estudante ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2007 e ter obtido a nota mínima de 45 pontos (média aritmética entre as provas de redação e conhecimentos gerais).

Os resultados do Enem são usados como critério para a distribuição das bolsas de estudos. Assim, os estudantes que alcançarem as melhores notas no exame terão maiores chances de escolher o curso e a instituição em que estudarão.