Aquele antigo ditado que diz: “quem não pratica atividades físicas fica velho”, acabou de ser comprovado por cientistas britânicos. De acordo com o estudo realizado em Londres, levar uma vida sedentária pode acelerar o processo do envelhecimento.

A comprovação foi feita através de uma pesquisa com 2.401 gêmeos. O grupo de especialistas do King’s College, observou que entre os gêmeos, os que eram fisicamente ativos durante seu tempo de lazer, eram também "biologicamente mais jovens" do que os que não se exercitavam.

Juntamente com o acompanhamento dos pesquisados foram aplicados questionários sobre o estilo de vida dos participantes e foram analisadas amostras de sangue do DNA de cada um.

Os pesquisadores identificaram que os telômeros – seqüências de proteína encontradas nas extremidades do DNA – tinham menor tamanho entre os gêmeos sedentários. Os cientistas esclarecem que os telômeros oferecem proteção às células, mas conforme as pessoas vão envelhecendo, eles vão naturalmente diminuindo de tamanho, deixando-as mais vulneráveis a danos e à morte.

“Os resultados sugerem que adultos que se envolvem em atividades físicas regularmente são biologicamente mais jovens do que os sedentários”, afirmam os especialistas.

Os pesquisadores ainda sugerem que pessoas sedentárias podem estar mais vulneráveis a danos celulares por diversos fatores, entre eles o estresse, que teria um impacto direto no tamanho dos telômeros.

“O estudo transmite a mensagem que poderia ser usada por médicos ao promoverem o efeito potencial dos exercícios físicos para retardar o envelhecimento", dizem.

O estudo foi publicado na revista especializada Archives of Internal Medicine.