Paratletas participaram de treinos nesta sexta-feira (04/11) com o objetivo de se prepararem para os Jogos Paradesportivos Asces, que acontecerão no final do mês de novembro, em Caruaru. Eles estão de olho nas medalhas das competições de atletismo, halterofilismo, natação e bocha, mas, sobretudo, nas superações de seus limites.

A competição faz parte das atividades anuais do Projeto de Extensão Universitária Proted (Práticas e Treinamento Esportivo para Pessoas com Deficiências), coordenado pelo professor Gilberto Freire, na disciplina de Teoria e Metodologia dos Esportes Adaptados.

Além de já está em sua segunda edição o evento conta com o envolvimento dos estudantes e de representantes de associações, entre elas, a APODEC (Associação de Portadores de deficiência de Caruaru. Um dos objetivos é revelar talentos e incentivar as prática do desporto na região.

Para a estudante do sétimo período, Ana Karla Taurino, uma das responsáveis pela coordenação de atletismo na competição, esse evento é uma ótima oportunidade para contribuir para que os atletas sejam integrados à sociedade. “Busco ações desta natureza pelo valor social que representa e pelo aprendizado que posso adquirir”, disse a jovem.
De acordo com Pedro Raimundo, paratleta de 47 anos, participar destes Jogos é motivo de orgulho, pois, além de estar comemorando vinte anos em competições gosto de colecionador medalhas. “Tenho tantas medalhas que não tenho nem onde colocá-las”, disse. Pedro compete nas modalidades de arremesso, disco e dardo. “Eu encontro nessas atividades uma forma de se manter fisicamente ativo, além de ser uma oportunidade de contribuir na inclusão social apesar do meu comprometimento físico que é hemofilia”, explicou.

O idealizador do projeto, professor Gilberto Freire, conta que trabalha com esse público há mais de 25 anos. “A ideia de montar esse projeto em Caruaru foi uma extensão da Associação Brasileira de Desporto em Cadeira de Rodas, tendo em vista o aumento da demanda de atletas e a carência de competições desta natureza”, explicou, complementando que o diferencial dos Jogos é a ampliação de outras modalidades esportivas colocando em prática a inclusão em sua totalidade, unindo num só evento vários atletas com variados comprometimentos físicos.

“Nosso foco é sensibilizar, informar a sociedade no sentido de que esses atletas possuem uma grande capacidade de integração além de fomentar o respeito e a igualdade Social”, finalizou Freire.

As inscrições para o evento serão realizadas através do site www.asces.edu.br/proted até o dia 14/11. A meta é reunir 100 paratletas do Estado. Os jogos aconteceram nos dias 22 e 23 de novembro, no Campus Universitário Tabosa de Almeida.