O glaucoma atinge cinco milhões de pessoas em todo o mundo e a perda da visão causada pela doença é permanente e irreversível, sendo a segunda maior causa de cegueira, inclusive no Brasil. Por este e outro motivos que está em análise na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 1625/07, do deputado Gervásio Silva (PSDB-SC).

De acordo com o Projeto, será obrigatório a realização do exame oftalmológico em recém-nascidos em todas as maternidades brasileiras.

O objetivo da iniciativa é possibilitar o diagnóstico precoce de eventuais problemas visuais, sobretudo glaucoma, catarata e deficiências na retina. O exame já está sendo chamado de "teste do olhinho" e será realizado gratuitamente, sob a orientação médica de um pediatra e um oftalmologista.

De acordo com o relator do Projeto, o exame permitirá ainda a identificação de cegueira e de doenças congênitas da visão. O texto determina ainda que os portadores de catarata e glaucoma congênitos deverão ser encaminhados para a cirurgia no prazo de até um mês.

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Confira na íntegra a proposta – PL-1625/2007.

Com informações da Agência Câmara.