O serviço de telefonia celular de terceira geração (3G), que vai ser prestado em todo o país a partir do próximo ano, vai ser operado em São Paulo, na Região Norte e em quase todo o Nordeste, pelas operadoras Vivo, Tim, Claro e Oi.

Elas venceram o leilão para oito bandas de freqüência, que está sendo realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para essas áreas, pagando ágio médio de 50,88% e vão, cada uma, operar em duas faixas de freqüência.

Para o estado de Minas Gerais e parte de Goiás, já foram leiloadas nesta tarde duas bandas de freqüência, arrematadas pelas operadoras Telemig e Oi. O ágio coberto pelas empresas foi de 50,85%, muito abaixo do praticado ontem (18), que passou de 200%.

O superintendente de Serviços Privados da Anatel, Jarbas José Valente, explicou que isso pode ter acontecido porque o formato do leilão procurou modelar as áreas de cobertura colocando regiões ricas junto com outras mais pobres, para serem operadas por uma mesma empresa, na banda que ela escolheu para concorrer.

Segundo ele, o custo maior de investimentos no Norte e Nordeste seria a causa do pagamento, hoje, de ágio inferior ao dos leilões de ontem.
 
Com informações da Agência Brasil.