Após o quarto adiamento, a NASA decidiu lançar o vaivém espacial Atlantis, no mês de Janeiro. O motivo seria a avaria nos manómetros dos tanques de combustível. A missão de 11 dias do Atlantis tem por objetivo levar e instalar o laboratório europeu Columbus, na Estação Espacial Internacional (ISS).

Nesta segunda, 10, funcionários da Agência espacial americana revelaram que existem planos para a construção de uma cidade na Lua até 2020, criando um trampolim para explorar o planeta Marte.

O plano da Agência é instalar um posto avançado alimentado com energia solar no polo sul da Lua. “Temos a Estação Espacial Internacional, vamos ter um posto avançado e, algum dia, seguramente, alguém vai chegar a Marte”, afirmou Jeff Hanley, titular do programa Constellation da Nasa, que desenvolve as ferramentas para a volta do homem à Lua.

“Estamos trabalhando duro para levar uma futura geração de astronautas à Lua”, destacou o veterano astronauta Carl Walz, que trabalha na direção do sistema de missões exploratórias.

Apesar das restrições no orçamento, a Nasa espera ter o Constellation totalmente operacional até 2016, disse Gilbrech.