A Asces-Unita esteve representada no III Simpósio Internacional de Pesquisas em Estilos de Vida e Saúde (Sipes 2018), que foi realizado em Porto de Galinhas, de 6 a 8 de dezembro.

Cerca de 60 estudantes e professores dos cursos de Saúde Coletiva, Nutrição, Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, Enfermagem e Fisioterapia foram inscritos. Além disso, a instituição foi representada em uma das seis premiações em trabalhos de comunicação oral que teve como tema "Impacto da inatividade física nos gastos em saúde e previdenciário por doenças crônicas no Brasil". O trabalho foi apresentado pela professora Rafaela Niels.

Ao todo, a Asces-Unita teve 30 trabalhos apresentados por alunos da graduação e sete da Residência em Atenção Básica e Saúde da Família. Os estudantes tiveram os professores Luciano Machado, Rafaela Niels, Eline Mendonça, Marcos Túlio de Sá, Humberto Gomes, Diego Sousa, Wevans Farias e Yumi Gauto como tutores. O Grupo de pesquisa em Saúde e Esportes também marcou presença.

Para José Alberdam, egresso de Educação Física e Residente em Atenção Básica e Saúde da Família, o evento trouxe diversos ganhos para quem participou.  “O congresso marcou mais um momento memorável, trazendo à tona as mais recentes descobertas do meio científico e com o compromisso de trazer o melhor em estilo de vida e saúde. É de um valor inestimável o retorno que teremos a partir dos conhecimentos obtidos”, afirmou.

Sobre o evento

O Sipes congrega pesquisadores, profissionais e estudantes de diversas áreas da saúde a fim de cumprir dois objetivos principais: debater diretrizes e estratégias de pesquisa para promover o avanço do conhecimento no tocante à inter-relação “estilos de vida – saúde”. Busca, também, reduzir o hiato entre a ciência e a prática da intervenção em saúde pública a partir da promoção de estilos de vida mais ativos e saudáveis.