Pesquisadores americanos estão desenvolvendo uma medicação que produz as mesmas sensações da felicidade resultante da prática de exercícios físicos. De acordo com o estudo, publicado na revista científica Nature Medicine, o medicamento poderá ser mais uma arma na luta contra a depressão.

Os testes feitos com ratos de laboratório mostraram que baseado em um determinado gene, chamado de VGF – encontrado no hipocampo – que responde pelo aprendizado, memória e emoções – quando ativado, o gen VGF produziu uma substância química que funcionou de forma similar a um antidepressivo.

“Ao administrar o gene, percebemos que ele funciona como um antidepressivo poderoso e ao inibi-lo, interrompemos ao mesmo tempo os efeitos provocados pelos exercícios induzindo comportamento depressivo nos ratos”, disse Ronald Duman, professor de psiquiatria da Universidade de Yale e líder do estudo.

A grande aposta dos cientistas é que este medicamento poderá ser feito com uma substância que já faz parte do corpo humano, o que pode aumentar sua eficácia, deixando-o até “mais eficiente” do que os antidepressivos existentes no mercado.