O que era pra ser um trote em comemoração ao dia do advogado e dia da criação do primeiro curso superior jurídico no país será comemorado de forma diferente em Caruaru, cidade do curso mais antigo e tradicional do Norte e Nordeste.

Alunos da Associação Caruaruense de Ensino Superior, Asces, planejaram a realização do dia do Pendura Solidário. Em vez de comer e beber em estabelecimentos comerciais e não pagar a conta eles estão arrecadando doações em alimentos não perecíveis e agasalhos para serem doados em uma comunidade carente da cidade.

O local para a distribuição dos alimentos e agasalhos será junto a Famílias da Vila Kennedy e da favela do Girassol. A organizadora do trote solidário é a aluna do segundo período de direito Midóri Reis. "Acompanho a realidade de algumas famílias carentes do bairro e percebi que a data seria uma ótima oportunidade de ajudar. A campanha de arrecadação terá uma semana e na próxima sexta estaremos fazendo a distribuição. Este ato pode ser pequeno para a maioria dos alunos, mas será muito importante para a população ajudada”, disse a aluna.

A essência do pendura é o chamado ‘animus jocandi’, que em Latim significa “intenção de brincar”, e confere uma aura bem mais leve ao que poderia ser facilmente enxergado como um roubo.

História da brincadeira
O “Dia da Pendura” comemora a fundação dos Cursos Jurídicos no Brasil, criados por ato do Imperador Dom Pedro I, em 1827. A brincadeira não tem origem bem definida, mas conta-se que pode ter nascido de uma antiga prática dos proprietários de comércio, que convidavam acadêmicos a brindar a fundação dos cursos jurídicos em seus restaurantes oferecendo refeição e bebida. Anualmente, os convites foram diminuindo e os estudantes passaram a se auto-convidar.

A tradição diz que o pagamento dos 10% da gorjeta do garçom é obrigatório e, ao final da refeição, o líder e orador do grupo deve saudar o estabelecimento e seu proprietário, agradecendo o “convite”.