O jovem caruaruense Johnny Silva Borges, de apenas 19 anos de idade e ainda cursando o terceiro ano do Ensino Médio, tomará posse como parlamentar nesta terça-feira,20, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Ele é um dos selecionados da quarta edição do projeto Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) que acontece entre os dias 19 e 23 de novembro.

O projeto criado pela Câmara Federal tem como objetivo permitir aos jovens o conhecimento das atividades parlamentares e sua importância para o exercício da cidadania. Reunindo 78 estudantes de todo o País, o Parlamento Jovem, permite que os selecionados conheçam o processo legislativo, além de apresentar, discutir e votar projetos de sua própria iniciativa, além de escolher, entre eles, os líderes de bancadas, o presidente e demais integrantes da Mesa Diretora.

A escolha dos 78 parlamentares não foi realizada em nenhuma votação e se na apreciação de projetos, enviados por estudantes de todo o Brasil. Participam do PJ alunos matriculados no ensino médio, com idade entre 16 e 22 anos, bom desempenho escolar e participação ativa em colegiado escolar ou em atividades de voluntariado. Eles foram selecionados pelas secretarias estaduais de Educação.

Projetos selecionados
O tema que predominou entre as propostas apresentadas pelos jovens foi educação, com 36 projetos, seguido de saúde (15), meio ambiente (13), segurança pública (9) e emprego (5). Para a educação, foram apresentadas sugestões que pretendem reverter a evasão escolar, eliminar as taxas de vestibulares e concursos para estudantes do ensino público. Há ainda um projeto que torna obrigatória a coleta seletiva do lixo em todo o País e outro que amplia o período de flagrante policial de 24 para 48 horas.

Regimento interno
O Parlamento Jovem foi criado em 2003 por iniciativa do deputado Lobbe Neto (PSDB-SP). O Regimento Interno do Parlamento é similar ao da Câmara e estabelece regras para a posse dos parlamentares, tramitação de projetos e eleição da Mesa Diretora e do Colégio de Líderes.

No total, o Parlamento Jovem conta com 78 integrantes, distribuídos proporcionalmente por estados. As maiores bancadas são as de São Paulo (11 deputados), Minas Gerais (8), Rio de Janeiro (7), Bahia (6), Rio Grande do Sul (5) e Pernambuco (4). Onze estados da Federação são representados, cada um, por apenas um deputado jovem.