Com a finalidade de selecionar projetos que ajudam Brasil a avançar nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio foi criado desde 2005 o Prêmio ODM Brasil. Para o ano de 2007 as inscrições para o Prêmio foram adiadas até 19 de novembro. O primeiro prazo era até 31 de outubro, mas foi alterado porque nove Estados começaram a divulgar o concurso apenas na segunda quinzena de outubro, o que deixou pouco tempo para as inscrições.

Podem concorrer prefeituras, empresas, organizações não-governamentais e universidades que realizem ações que ajudem o país a avançar nas metas da ONU. As inscrições podem ser feitas pelo site do concurso, ou enviadas pelo Correio para a Escola Nacional de Administração Pública.

A meta é premiar 20 projetos, divididos em duas categorias, uma voltada para prefeituras e outra para organizações (universidades federais e estaduais, e organizações privadas, com ou sem fins lucrativos). Os vencedores serão divulgados no final de março de 2008 e vão receber um certificado, uma estatueta e o reconhecendo público da importância do projeto.

Depois da entrega do prêmio, a organização do concurso prevê realizar seminários em todos os Estados, para divulgar iniciativas bem sucedidas que são desenvolvidas nas unidades da Federação.