Está sendo comercializado na Finlândia uma goma de mascar que ajuda a reduzir o colesterol LDL, ou colesterol ruim. Tido como um dos principais fatores de risco para o surgimento de doenças cardíacas, o colesterol LDL pode ser reduzido de 10% e 15%, com a ingestão diária 1.800 miligramas de duas substâncias vegetais, ou seja, 24 unidades diárias do chiclete chamado de Xilident Pro Reducol.

Em sua composição, o chiclete contém esterol e estanol, que já são utilizadas em outros produtos alimentícios como margarinas e iogurtes. Segundo especialistas finlandeses, o consumo diário das 24 unidades do chiclete , reduziria o colesterol LDL entre 10% e 15%, embora se recomende que a dose diária em nenhum caso supere três mil miligramas.

Os especialistas afirmam que o efeito redutor do colesterol "ruim" é ainda maior se houver acompanhamento de uma dieta adequada, baixa em calorias e em gorduras saturadas.

De acordo com a empresa fabricante do chiclete, a Fennobon, a goma de mascar não faz milagres. "É preciso lembrar que os esteróis e estanóis vegetais são apenas uma ferramenta para se controlar o colesterol", afirmou em comunicado.

"As mudanças na dieta e no estilo de vida também costumam ser necessários quando se tem um nível de colesterol elevado", acrescenta.

Leia mais sobre o assunto
> Consumo de refrigerantes dietéticos aumenta a probabilidade de doenças cardíacas.
> Um em cada cinco brasileiros sofre com a doença silenciosa.