Uma divulgação está mexendo com a comunidade científica. Pesquisadores americanos, da Universidade do Arizona, afirmam que o vírus da Aids não migrou diretamente da África, como se imaginava, de acordo com o artigo que será publicado revista científica americana "Proceedings of the National Academy of Sciences", o vírus se espalhou pelo mundo a partir do Haiti, aonde chegou procedente da África em meados dos anos 60.

Para os pesquisadores, a rota seguida pelo vírus pode ser de extraordinária ajuda para controlar a doença e conhecer sua evolução. Os indícios científicos afirmam que a doença chegou ao Haiti em 1966, há 41 anos. Estes dados foram obtidos através das análises de amostras de sangue e o rastreamento da seqüência genética do vírus em cinco dos primeiros portadores da aids detectados nos Estados Unidos, todos eles imigrantes procedentes do Haiti, e de 117 infectados pelo vírus no mundo todo.

Outra revelação do estudo é quanto a maior variedade do vírus HIV encontrada no Haiti, do que nos Estados Unidos. "Simplesmente, o vírus esteve presente ali mais tempo, o que permitiu que sofresse mais mutações", declarou o professor assistente de ecologia e biologia evolutiva na Universidade do Arizona, Michael Worobey, responsável pelo estudo.

Os primeiros casos de aids diagnosticados nos Estados Unidos se remontam a cinco de junho de 1981, quando o Centro para o Controle das Doenças em Atlanta confirmou a existência de cinco doentes. Daí em diante, o vírus se espalhou pelo restante do planeta, principalmente na África e Europa Ocidental, até se transformar em uma pandemia.