Um dos maiores mistérios sobre um dos maiores Faraós do Egito começa a ser desvendado. Cientistas acreditam ter resolvido o mistério sobre a morte de Tutancâmon, jovem faraó, que reinou entre 1333 e 1324 a.C. De acordo com o documentário que será exibido nesta terça-feira, 23, pelo "Channel 5" da televisão britânica, o faraó morreu ao cair de uma biga (veículo puxado por dois cavalos), enquanto caçava no deserto.

O documentário se baseia em recentes estudos com tomografia computadorizada revelam que o faraó sofreu uma fratura na perna esquerda acima do joelho antes de morrer.

A tumba do jovem faraó foi descoberta em 1922, pelo arqueólogo Howard Carter, em 1922. Em 1968, estudos com raios X feitos com a múmia do faraóindicavam que havia uma inflamação na base do crânio, por isso se acreditava que o jovem morreu de um golpe na cabeça.

No entanto, segundo o documentário "Tutancâmon: Os Segredos do Rei Faraó", um especialista acredita que o caso finalmente foi resolvido. "Ele não foi assassinado, como muitos pensavam. Sofreu um acidente quando caçava no deserto. Ao cair de uma biga, fraturou a perna esquerda, e assim foi, na minha opinião, como morreu", afirmou o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, Zahi Hawass.
 
Exposição faraônica
A partir de 15 de novembro será aberta a exposição "Tutancâmon e a Idade Dourada dos Faraós", na Cúpula do Milênio, no sudeste de Londres.