Utilizar a ferramenta do cinema, que é muito atrativa, para mostrar as várias nuances da cidadania envolvendo diferentes grupos de pessoas que tem pouca escolaridade e que estão nas periferias. Este é um resumo breve da essência que norteia as atividades do Projeto CineCidadania, implantado pela Faculdade Asces neste primeiro semestre de 2013.

Estão sendo trabalhados quatro grupos: Jovens da FUNASE/CENIP (Centro de Internação Provisória), crianças e adolescentes em situação de risco do Bairro São João da Escócia, reeducandos da Penitenciária Juiz Plácido de Souza e integrantes do Centro de Convivência do Idoso de Caruaru (CCI).

O projeto funciona com a exibição de filmes semanalmente. Ao final de cada sessão, é realizado um debate com o grupo e é aplicado um questionário que visa traçar o perfil sócio-econômico, identificar as temáticas de maior interesse e até mesmo demandas relacionadas ao acesso aos Direitos Fundamentais. Desta forma, ao final de um ano, o projeto apresentará ao Poder Público municipal dados que possam contribuir para melhorar a oferta de informações e de projetos que beneficiem estes grupos estudados.

A iniciativa é caracterizada como de Extensão Universitária, ou seja, envolve tanto professores como estudantes dos cursos de Administração Pública, Direito e Serviço Social da Faculdade Asces e leva conhecimento e cidadania para além dos muros da Instituição. Atualmente são 20 pessoas envolvidas na operacionalização do CineCidadania e a cada ciclo de exibições são beneficiadas pelo menos 240 pessoas.

"O projeto é uma oportunidade de inserão social e cultural, permitindo assim um envolvimento das diferentes comunidades participantes”, disse Wanda Medeiros, uma das coordenadores do CineCidadania.