O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) recebeu a doação de um importante documento que registra capítulos relevantes da história da Brasil. A Instituição foi presenteada com seis volumes do relatório da Comissão Nacional da Verdade (CNV), criada pela Lei 12528/2011, e que tem por finalidade apurar graves violações de Direitos Humanos ocorridas entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988.

As edições foram doadas pelo membro da CNV, José Paulo Cavalcanti Filho, a um dos sócios-colaboradores da Associação Caruaruense de Ensino Superior (Asces), mantenedora da Asces-Unita, Giovanni Mastroianni. Prontamente, ele destinou os documentos para que fizessem parte do acervo da biblioteca da IES. A partir de então, eles estarão à disposição dos alunos e da comunidade para consulta e pesquisa.

Giovanni considera que será uma contribuição importante para a comunidade local ter acesso a esses documentos que esclarecem fatos ocultos da nossa história. “Recebi essa doação do jurista e imortal da Academia Pernambucana de Letras, José Paulo Cavalcanti Filho, e logo o consultei sobre a possibilidade de fazer a doação ao acervo da Asces-Unita, não fazendo ele qualquer objeção. Será mais um importante documento a serviço da comunidade e dos nossos estudantes”, explicou.

Os seis exemplares são compostos pelo relatório da CNV, textos temáticos e o catálogo de mortos e desaparecidos políticos. O documento é calcado na descrição dos fatos relativos às graves violações de direitos humanos do período investigado, com especial atenção ao regime ditatorial que se prolongou de 1964 a 1985.

Sobre José Paulo Cavalcanti Filho

O jurista José Paulo Cavalcanti Filho (Recife, 21 de maio de 1948) é advogado formado pela Faculdade de Direito do Recife. Foi secretário-geral do Ministério da Justiça e Ministro (interino) da Justiça, no governo do Ex-presidente José Sarney. Foi também Presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), da EBN (depois Empresa Brasil de Comunicação- EBC) e do Conselho de Comunicação Social (órgão do Congresso Nacional). Consultor da Unesco e do Banco Mundial, ocupa a cadeira 27 da Academia Pernambucana de Letras.