Uma das principais notícias publicadas na comunidade científica, nesta quinta-feira, é que pessoas mais baixas se sentem mais infelizes e menos saudáveis. O estudo realizado por cientistas dinamarqueses revelou que a altura pode estar relacionada ao nível de felicidade e bem-estar físico e mental.

Ao todo foram analisados cerca de 15 mil pessoas e os pesquisadores verificaram que as pessoas de baixa estatura, com menos de 1,62 m no caso dos homens e 1,51 m no das mulheres, disseram ter uma qualidade de vida inferior a dos mais altos.

Entre os fatores que levaram as conclusões da pesquisa estão que os mais baixos reclamaram mais de doenças como depressão, dores e dificuldades para locomoção. Os pesquisadores dinamarqueses acreditam que se eles tivessem 7 cm a mais (no caso dos homens) e 6 cm (no caso das mulheres), estas pessoas poderiam ter tido uma melhor percepção de sua qualidade de vida em até 6%.

No Brasil, de acordo com a última pesquisa do tipo realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2005, o brasileiro têm em média 1,72m. O aumento da altura média do brasileiro pode ser explicado por três hipóteses: deveu-se apenas ao fator genético; apenas à melhoria da condição nutricional da população; ou à combinação de ambos os componentes.

A pesquisa que foi publicada na revista ‘Clinical Endocrinology’, usou dados do levantamento Pesquisa sobre Saúde na Inglaterra, de 2003.