Considerado o país mais populoso do mundo, a Índia também carregava consigo uma triste estimativa, a do país com o maior número de pessoas vivendo com HIV/aids, um total de 5,7 milhões de infecções.  Na última sexta-feira, 06, foi divulgado pelo governo indiano com apoio das Nações Unidas o número de casos reais, um total de 2,47 milhões, menos da metade da estimativa oficial anterior.

O novo número foi calculado com ajuda de agências internacionais, incluindo a ONU e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional.

A UNAIDS, agência da ONU que trata do combate à aids, afirma que pesquisas populacionais que não dependem de pessoas apresentando-se em clínicas do governo são "mais representativas" e geram "informação mais precisa" em áreas rurais e entre a população masculina. 

Grupos voluntários que fazem campanhas contra a aids dizem que os números novos, mais baixos, não devem desviar a atenção da necessidade de conter a disseminação do vírus letal em um país com um sistema público de saúde precário.