Onze municípios do sertão de Pernambuco serão beneficiados com um programa do governo estadual que prevê assistência integral à mulher e ao bebê. Esses municípios registram os piores índices de mortalidade infantil e materna, segundo pesquisa realizada há dois anos pela Secretaria Estadual de Saúde.
 
O programa, que recebeu o nome de Mãe Coruja, será lançado hoje (4) à tarde pelo governador Eduardo Campos, no município de Ouricuri, localizado a 572 quilômetros da capital. Nos próximos quatro anos, serão investidos R$ 30 milhões nas ações, com a meta de beneficiar 150 mil mulheres no estado.

Para cada grupo de mil nascidos vivos, eram registradas 14 mortes de bebês. Com o programa, o índice caiu para 10. A taxa de mortalidade materna também diminuiu, de 58 para 50, a cada mil parturientes.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Jorge Gomes, o município de Ouricuri foi escolhido para o lançamento do programa porque lá, a cada mil crianças, 53 morrem antes de completar um ano de vida, principalmente de doenças que podem ser prevenidas. Também estão entre os beneficiados os municípios de Araripina, Ipubi, Exu, Bodocó, Santa Filomena e Trindade.

O programa Mãe Coruja também prevê investimentos em reforma de maternidades, capacitação de agentes comunitários de saúde, oficinas de incentivo à amamentação, cadastramento informatizado das gestantes e orientações sobre planejamento familiar. Após o parto, as crianças receberão acompanhamento na área de saúde até os cinco anos de idade.

Com informações da Agência Brasil.