Uma combinação de atormentar os portadores de doenças respiratórias. A baixa umidade com o calor e a poeira são os grandes vilões da rinite alérgica e a asma. Espirros freqüentes, coceira na garganta e no nariz, sangramento nasal e coriza são alguns dos sintomas comuns apresentados. Médicos orientam a prática de esportes no controle da asma. A natação é recomendada por ampliar a capacidade pulmonar.

A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas. Em indivíduos susceptíveis esta inflamação causa episódios recorrentes de tosse, chiado e dificuldades para respirar.

Mesmo sendo uma doença crônica, pode ser controlada. As pessoas asmáticas reagem facilmente ao contato com alguns estímulos. Dentre os mais comuns estão: alterações climáticas, contato com a poeira doméstica, mofo, pólen, cheiros fortes, pêlos de animais, gripes ou resfriados, fumaça, ingestão de alguns alimentos ou medicamentos. 

A mucosa brônquica, que é o revestimento interno das vias aéreas, está constantemente inflamada por causa da hiper-reatividade brônquica (sensibilidade aumentada dos brônquios). Alguns asmáticos têm como "gatilho" o exercício. Ao se exercitarem, entram numa crise asmática com tosse, chiado no peito (sibilância) ou encurtamento da respiração.

“Muitas vezes o estresse funciona como estímulo para a crise. Cabe ao profissional de Educação Física prescrever, sob orientação médica, atividades e exercícios para melhorar e ampliar a capacidade pulmonar dos asmáticos. A natação é uma das atividades mais recomendadas por médicos devido a possibilidade de ampliação da capacidade pulmonar nos asmáticos. Deixando de ser recomendada em momentos de crise”, disse a professora de teoria e metodologia dos esportes aquáticos da Asces, Rachel de Azevedo Melo.