Desde a última sexta-feira, 24, a Grécia vem sofrendo com uma série de incêndios florestais que assolam o país. Pelo menos 32 pessoas já foram presas a acusadas de envolvimento com os incêndios.  Conforme as autoridades locais, os suspeitos teriam iniciado focos de incêndio de forma criminosa.

De acordo com informações dos bombeiros, no mínimo 60 pessoas já morreram em função dos incêndios no país. A polícia grega oferece recompensa de 1 milhão de euros para quem ajudar a pegar os responsáveis pela tragédia.

Novos focos continuaram surgindo – os bombeiros tiveram que combater 63 novos incêndios no domingo – no que as autoridades qualificaram de "desastre sem precedentes".

As ruínas da antiga Olímpia, berço das Olimpíadas, também foram ameaçadas pelos incêndios, mas os bombeiros conseguiram manter o fogo à distância. . Aviões de países vizinhos foram para a Grécia para ajudar a despejar água nas florestas incendiadas. Por causa do forte calor e da baixa umidade, os focos de incêndio se multiplicam rapidamente.

A cidade histórica de Olímpia, berço dos Jogos Olímpicos, chegou a ser ameaçada pelo fogo no domingo, mas os bombeiros conseguiram manter a região a salvo. Milhares de bombeiros gregos recebem ajuda de 20 aviões e 19 helicópteros para tentar apagar os incêndios. Ao menos 11 países estão ajudando.

“É certamente um desastre sem precedentes para a Grécia", disse o primeiro-ministro Costas Karamanlis. O país está em estado de emergência nacional.

Suspeita-se que o fogo tenha começado por causa de pessoas que queriam driblar uma lei que proíbe construções em áreas de floresta. Elas teriam queimado a vegetação de propósito e o fogo teria saído do controle.