Uma pesquisa feita na Universidade de New South Wales, na Austrália, detectou  que muitas pessoas são diagnosticadas com depressão quando, na verdade, estão simplesmente infelizes.

O professor Gordon Parker, responsável pela pesquisa, afirma que a definição de depressão é difusa e acaba levando médicos a tratarem estados emocionais normais como doença. Em artigo publicado no British Medical Journal, Parker chama a depressão de diagnóstico que "engloba tudo", difundido por estratégias de marketing.

Números da doença
Aproximadamente, um em cada cinco adultos é diagnosticado com depressão em algum momento da vida.  O pesquisador acompanhou 242 pessoas durante 15 anos e descobriu que, entre elas, mais de três quartos se encaixavam nos critérios utilizados atualmente para definir a doença.

Entre os principais sintomas estão os ‘sentimentos de tristeza e baixo astral’, o que não significa que pudessem ser enquadrados nos casos de depressão clínica, que requerem tratamento. Para o professor, a prescrição de medicamentos pode aumentar falsas esperanças e não ser eficaz, já que não há nada que esteja biologicamente errado com o paciente.

Com informações de Agências.