Os candidatos que estiverem fora dos critérios de isenção da taxa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 têm novo prazo, até esta sexta-feira (23) para fazer o pagamento. O prazo original expirou na terça-feira, 20. Apenas estudantes da rede pública que estejam concluindo o ensino médio em 2010, em qualquer modalidade de ensino, estão automaticamente classificados como isentos.

Foram deferidos, até agora, apenas os pedidos de isenção que atendem ao disposto no Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007.

Os inscritos que pediram isenção devem conferir no sistema de acompanhamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), pela internet, se tiveram o pedido deferido. Em caso de indeferimento, precisam pagar a taxa até sexta-feira. Só assim terão garantida a participação no exame.

O candidato inscrito sujeito ao pagamento da taxa deve procurar o boleto, com a nova data de vencimento, na página eletrônica do Inep, informar CPF e senha, imprimi-lo e fazer o pagamento, de R$ 35, até sexta-feira, em qualquer agência do Banco do Brasil.

PROVAS

As provas, marcadas para 6 e 7 de novembro, terão a mesma estrutura do ano passado. Vão abranger as áreas de linguagens e códigos, ciências da natureza, matemática e ciências humanas. O exame terá quatro provas objetivas de múltipla escolha, com 45 questões cada uma, e redação. A novidade este ano serão as questões de língua estrangeira (inglês ou espanhol) na área de linguagens e códigos — o candidato deve fazer a opção no momento de se inscrever.

Em 6 de novembro, sábado, serão aplicadas as questões de ciências da natureza e ciências humanas, das 13h às 17h. No domingo, 7, das 13h às 18h30, será a vez de matemática, linguagens e códigos e redação.

Fonte: MEC/Inep