A Asces vai à 42ª Reunião da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno) para apresentar a experiência de ser a única instituição privada da região Nordeste a possuir o convênio com o Pró-Saúde, do governo federal. Entre os dias 25 e 28 de julho, instituições de todo o Brasil trocam experiências em relação ao ensino da Odontologia. O professor e cirurgião-dentista Rogério Zimmermann representa o coordenador de graduação, Petrônio Martelli, no evento. Confira a entrevista.

Que importância tem a participação da Associação Caruaruense de Ensino Superior na 42ª Reunião da Abeno?
Criada em 1956 pelo Prof. Dr. Paulino Guimarães Júnior, a então Associação Brasileira de Estabelecimentos de Ensino Odontológico passou a ser Abeno em 1958, e vem, desde sua criação, discutindo os principais problemas relativos ao ensino odontológico no Brasil. A Asces, através de sua Faculdade de Odontologia de Caruaru, não poderia deixar de participar ativamente dos debates, inclusive sendo escolhida entre as escolas que vão expor suas experiências.

O que será apresentado como exemplo do ensino odontológico na Asces, durante esta Reunião?
Com o tema “Avanços e dificuldades observados ao longo da implementação do Pró-Saúde” a Instituição relatará sua experiência como sendo a única instituição privada do Nordeste conveniada com o Programa.

O que representa para uma Faculdade estar conveniada com o Pró-Saúde?
O Pró-Saúde é um convênio que visa a favorecer que as Instituições de Ensino Superior coloquem em prática as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Odontológico. Vencer este edital representa o reconhecimento, por parte do Governo Federal, do trabalho sério e em sintonia com as tendências mais atuais do ensino no país, especialmente se considerarmos que a nossa escola está preparando o futuro cirurgião-dentista para o mercado de trabalho e com capacidade de transformar a realidade em que está inserido.

Quais são as atividades desenvolvidas pela Asces que trazem benefícios à comunidade em geral?
Vários são os projetos de extensão desenvolvidos pela Faculdade de Odontologia, entre os quais destacam-se: o Projeto Asa Branca de Combate e Prevenção ao Câncer Bucal, que já atendeu a mais de 70 mil pessoas, do litoral ao sertão pernambucano; o Projeto de Atendimento a Pacientes com Necessidades Especiais, que se consolida como uma referência no Estado, prestando valioso serviço a pacientes que não seriam atendidos com facilidade; Atendimento à Primeira Infância, em que crianças de zero a três anos bem como suas mães têm um atendimento especializado. Ressaltem-se ainda as parcerias entre a Asces e a Prefeitura Municipal de Caruaru, que vem propiciando a qualificação dos profissionais e a conseqüente melhoria no atendimento odontológico da população.

Entre os cursos de Odontologia oferecidos no Nordeste, a Asces é a instituição que tem a melhor avaliação junto ao Ministério da Educação. A que se dá esse conceito?
Esse resultado é fruto de: (1) uma gestão voltada para a qualificação constante dos corpos docente e técnico-administrativo; (2) investimentos em infra-estrutura, que propiciam o desenvolvimento de uma Odontologia de qualidade; e, (3) de um corpo discente que se torna cada vez mais comprometido por encontrar o ambiente ideal à sua formação profissional e, principalmente, como cidadão.

Qual é o diferencial oferecido pelo curso de Odontologia da Asces?
Além da formação técnica de qualidade oferecida em nossa escola, ressaltam-se os aspectos éticos e humanísticos que entendemos serem fundamentais, especialmente para profissionais que têm a missão de cuidar dos próprios semelhantes. Aqui também são oferecidos cursos de pós-graduação que propiciam aos profissionais já formados ferramentas indispensáveis para atuar com a qualidade que a população necessita e exige.