No dia 26 de fevereiro de 2005 faleceu Tabosa de Almeida. O homem público que trabalhou pelo desenvolvimento do interior do país e continuará inspirando a Faculdade Asces. Completando cinco anos de seu falecimento, a Faculdade Asces em homenagem ao seu fundador, realizará na próxima sexta-feira (26), uma missa na Catedral de Nossa Senhora das Dores, no centro de Caruaru, às 17h30. Tabosa de Almeida costumava definir-se: “Sou um homem que acredita na vida e que ainda pensa em vivê-la”. A história dele comprova!

Às vésperas da I Guerra Mundial, em 1917, nascia em Terra Vermelha, Adalberto Tabosa de Almeida. Começou os estudos na humilde escola de Dona Etelvina Férrer e aos nove anos de idade criou o hábito de ler jornais. Através dela conheceu o escrivão e jornalista José Férrer, que possuía o periódico onde o garoto, aos 14 anos de idade, publicou o primeiro artigo de sua autoria. Na juventude, cursou Ciências Jurídicas e Sociais, pela então Faculdade de Alagoas, onde se bacharelou em 1943. Um ano depois, concluiu também as graduações em Ciências Contábeis e em Economia, pela Universidade Federal de Pernambuco. Depois desses cursos, foi a vez do Doutorado em Direito, pela mesma Universidade. Naquela época, além de trabalhar com causas judiciais em 16 comarcas do interior do seu Estado, ensinava nos cursos secundário, normal e comercial. O trabalho se estendia pelos três expedientes, tamanha era a sua clientela. Ele mesmo defendia os motivos do sucesso como advogado, afirmando que as principais qualidades eram “dedicação e honestidade profissionais”.

Quando se mudou para o Recife abriu um novo escritório e tornou-se também 2° Oficial do Registro Geral de Imóveis, em 1956. Ingressou ainda na vida política, como Deputado Estadual. Em sua atuação na Assembléia Legislativa de Pernambuco, presidiu Comissão de Constituições e Justiça por sete vezes consecutivas. O nome Palácio Joaquim Nabuco foi proposto por ele para nomear aquela instituição, sendo acatado por unanimidade pelos colegas. Após 16 anos no legislativo estadual, foi eleito por dois mandatos Deputado Federal, quando participou da Assembléia Nacional Constituinte de 1967, representando Pernambuco.

Pioneirismo
Entre as obras construídas por Tabosa de Almeida encontra-se a implantação dos primeiros cursos superiores do interior do Norte e Nordeste brasileiros: as Faculdades de Direito e Odontologia de Caruaru, em 1959. Também é obra sua o pioneiro Campus Universitário Desportivo das mesmas regiões, em 1971, além da criação do Instituto de Prática Forense e do Hospital Odontológico.

O famoso advogado e político de Caruaru logo se tornou empreendedor na área do ensino superior na região. Nas várias viagens que fez pelo mundo, visitou famosas universidades como Harvard (EUA) e Sorbonne (França), buscando assimilar inovações para o seu projeto educacional.
Um ledor dos fatos: “Mantendo os pés em terra firme, não devemos sonhar nem alimentar ilusões. O Brasil haverá de ser o País do futuro, porém nós é que devemos construir esse futuro com o sangue dos nossos mártires, com o suor dos nossos heróis e, se necessário, com as lágrimas dos nossos órfãos”

Reconhecimentos Públicos:
• Cidadão Honorário de Nova Orleans (EUA)
• Comendador da Cruzada Tradicionalista Brasileira
• Grande Oficial da ordem Soberana e Militar de Malta