Um projeto de educação que faz parte do Plano Estratégico Ambiental do Estado, lançado em junho, quer fazer com que a população de seis municípios que possuem baixo Índice de Desenvolvimento Humano, IDH, aprenda a se preocupar com o lixo que produz e dar a ele um destino correto.

Ibimirim, Inajá, Manari, Custódia, Sertânia e Tacaratu, no Sertão, juntas com aproximadamente 125 mil habitantes, vai capacitar durante 90 dias, líderes comunitários e agentes de saúde para a propagação do conhecimento sobre a coleta e o meio ambiente. “Vamos fazer oficinas e distribuir cartilhas com informações sobre o que é o lixo, a reciclagem, quais materiais podem ser reaproveitados e o tempo de decomposição. Essas pessoas vão disseminar esse conteúdo para a comunidade que precisa se preocupar com sua produção diária de resíduos. Os líderes serão capacitados para realizar um trabalho permanente”, explica o diretor de produção civil da Geosistemas, Henrique Silva.

O Plano Estratégico Ambiental do Estado, ainda prevê a implantação, em 2008, de dois aterros sanitários, em Ibimirim e Inajá (em consórcio com Manari). “As obras devem começar em dezembro deste ano e serem concluídas em oito meses”, afirma o secretário-executivo de Meio Ambiente da Sectma, Ricardo Braga. As três cidades juntas produzem mais de 900 toneladas de lixo por mês.

Posteriormente, os catadores serão organizados em cooperativas. Os aterros custarão R$ 1,6 milhão ao Estado. As cidades de Custódia, Sertânia e Tacaratu contarão com um plano de gerenciamento de resíduos sólidos.

Em Caruaru, a iniciativa de analisar a problemática dos resíduos sólidos e seus impactos econômicos, no município, partiu de uma turma de pesquisa e extensão da Associação Caruaruense de Ensino Superior, Asces. As alunas Marcelle Ferreira e Jailma Cavalcante, ambas do sexto e nono período de Direito, respectivamente, em parceria com os professores Clarissa Marques e Carlos Brito, estão colhendo os frutos de um ano de trabalho. “Já são duas apresentações em eventos de nível nacional e a publicação de um livro sobre a pesquisa que será lançado durante o Décimo Congresso de Direito da Asces”, declarou orgulhosa Clarrisa Marques, coordenadora adjunta de Direito e uma das autoras da publicação.

Confira aqui informações sobre a pesquisa realizada na Asces que será apresentada na 59ª Reunião anual da SBPC, em Belém – PA.