Pernambuco está na mira de órgãos oficiais de saúde pública. Em todo o estado já são mais de 22 mil casos de dengue. O número corresponde a um aumento de 84,57% na comparação com o mesmo período do ano passado. Caruaru lidera as estimativas com maior número de casos no estado. De janeiro a junho, foram detectadas 5.599 ocorrências.

Segundo o secretário executivo de Saúde de Pernambuco, Cláudio Duarte, O aumento nas ocorrências se deve “ao impacto das ações que não foram realizadas em 2006”. Para ele, as estratégias de controle precisam ser modificadas. “Precisamos mudar a forma de combate, e contar mais com o apoio da população”, afirmou o secretário.

Conheça o mosquito da dengue:
O mosquito Aedes Aegypti tem de quatro a seis mm de comprimento, dois pares de asas e é preto e tem listras brancas no corpo.  O ciclo ovo-ovo pode durar cerca de 10 dias. Quando a larva do mosquito nasce, ela passa por quatro estágios de crescimento, que podem durar oito dias no total. Depois ela se transforma em pupa, estágio que dura dois dias, aproximadamente. Depois de sair da pupa, o mosquito adulto já pode se reproduzir e botar ovos, quando o ciclo se reinicia.

Uma vez infectado, o mosquito transmite a dengue até morrer. Ele pode picar 20, 30, 40 pessoas ou mais. Em seu tempo de vida útil, ele costuma ficar próximo dos criadouros, mas também pode voar até a 1 km, além de poder também pegar carona em automóveis ou outros tipos de transporte, não havendo mais limites para seu alcance.