Psicólogos americanos divulgaram uma recente pesquisa que afirma que o bocejo resfria o cérebro e ajuda na concentração. A notícia divulgada no site da revista ‘New Scientist’, diz que em vez de preparar o corpo para dormir, o bocejo seria, na verdade, uma maneira de evitar o sono.

Os pesquisadores da Universidade Estadual de Nova York em Albany, Andrew Gallup e Gordon Gallup afirmam que ao bocejar melhora-se a circulação de sangue e, com isso, a atenção. Isso explica também porque o bocejo é tão contagioso. Ao ‘passar’ de pessoa pra pessoa, ele ajudaria a melhorar a concentração de todo um grupo.

Foram analisados a respiração de 44 alunos de faculdade e contaram as vezes que cada um deles bocejou ao assistir filmes de outras pessoas bocejando.

De acordo com os psicólogos, o cérebro trabalha melhor quando mais frio. Respirar pelo nariz é mais eficiente para resfriar o cérebro, porque os vasos sanguíneos nasais enviam sangue frio para a cabeça.

Então da próxima vez que alguém reclamar de um bocejo seu, pode responder: “bocejo, porque quero prestar mais atenção em você”.