Autoridades de 147 países estão em conferência na cidade de Bangcoc, Tailândia, para definir um plano mundial contra o tabagismo. De acordo com os pronunciamentos, um bilhão de pessoas vão morrer vítimas de doenças relacionadas ao fumo neste século caso países ricos e pobres não se mobilizem contra o tabagismo. Entre os objetivos da reunião estão a definição de leis com contra a publicidade internacional do fumo e contra o contrabando de cigarros.

"O tabaco é um produto defeituoso. Mata metade dos seus consumidores", disse Douglas Bettcher, diretor da Iniciativa Sem Tabaco, da OMS. "Ele mata 5,4 milhões de pessoas por ano, e metade dessas mortes acontece em países em desenvolvimento. É como um avião Jumbo caindo a cada hora", afirmou.

O tabagismo está crescendo em muitos países em desenvolvimento, especialmente entre adolescentes, e por isso o número anual de mortos deve subir para 8,3 milhões nos próximos 20 anos, segundo Bettcher.

Por outro lado, se os governos introduzirem medidas como aumento de impostos, proibição de propaganda e proibição do fumo em lugares públicos, a taxa de mortalidade relacionada ao tabagismo pode cair pela metade até 2050, disse ele.

Na Tailândia, a incidência do tabagismo caiu de 30% da população, em 1992, para 18%, o que as autoridades atribuem à proibição total da publicidade de cigarros nos últimos 15 anos.

"Os remédios mais importantes no controle do tabaco são: número 1: aumento de taxas; número 2: proibição de anúncios; e número 3: lugares públicos livres do tabaco", disse Hatai Chitanondh, do Instituto de Promoção da Saúde da Tailândia.